// 2000
Fundação da Ecoinvest, empresa pioneira global no desenvolvimento de projetos para o mercado de carbono.
// 2001
Fundação da Ecopart Investimentos, veículo de private equity com foco em energias renováveis. A Ecopart Investimentos é pioneira no desenvolvimento de projetos eólicos no Brasil e no começo da década passada consolida seus ativos de geração na Ômega Energia, que se torna uma das maiores empresas de energia renovável do país.
// 2005
Em parceria com a Bunge fundamos a Ecoinvest Carbon, iniciando uma expansão internacional que levou à liderança em projetos regulados pelo Protocolo de Quioto na América Latina.
// 2008
A Ecoinvest Carbon passa a utilizar o nome EQAO e se consolida como maior desenvolvedora de projetos de redução de emissões no Brasil, com mais de 50% dos créditos emitidos no país em energias renováveis, mais de 100 projetos em todo o mundo e 70 registrados no Brasil dentro da custódia das Nações Unidas.
// 2013
A Ecoinvest e a Eqao participam da estruturação e desenvolvimento dos projetos de gás natural renovável com a Ecometano.
// 2014
A Ecoinvest e a Eqao participam da restruturação da ERB – Energias Renováveis do Brasil e dos projetos de co-geração de energia da empresa.
// 2017
Criamos a ZCO2, app mobile de compensação de emissões para pessoas físicas.
// 2019
Surge a BlockC, culminando o processo de transformação digital da EQAO, conectando a operação business to consumer da ZCO2 com nossa operação business to business e consolidando as participações de nossos diversos sócios em todas as empresas do grupo.
Climate Bonds Initiative Approved Verifier
A BlockC é pioneira no Brasil na emissão desses certificados, usados globalmente por governos, investidores e instituições financeiras interessadas em fazer investimentos que contribuam para lidar com as mudanças climáticas, garantindo sua consistência com os objetivos do Acordo do Clima de Paris. A CBI foi desenvolvida por um consórcio de instituições que incluiu a Agência Alemã de Cooperação Internacional, Banco Interamericano do Desenvolvimento, Fundação Rockefeller e Fundação Européia para o Clima, além das maiores instituições financeiras internacionais
Acordo Ambiental São Paulo
A BlockC é aderente e participante ativa do Acordo Ambiental São Paulo, iniciativa em parceria com o governo desse estado, que gera mais de 31% do PIB brasileiro. O objetivo é incentivar empresas que operam no Estado a assumirem compromissos voluntários de redução de emissão de gases de efeito estufa. Por seu papel de destaque na iniciativa, a BlockC fez a apresentação do Acordo Ambiental São Paulo no evento oficial do governo brasileiro durante a Conferência do Clima das Nações Unidas de Madri, a COP 25, em 2019 e participa ativamente em grupos de trabalho da iniciativa.
Microsoft Latam Partner Of The Year 2020
A Plataforma de Descarbonização BlockC, desenvolvida em parceria com a empresa global de tecnologia de informação Logicalis, foi eleita pela Microsoft como Parceira do Ano da empresa de software na América Latina, na categoria Sustainability Changemaker.
ACX Holding, ACX Brasil e B3 ///
ACX (AirCarbon Exchange) é a principal bolsa digital global que impulsiona o futuro dos mercados ambientais, trazendo a infraestrutura tradicional de negociação de commodities para o mercado de carbono. Combinando a expertise da equipe em negociação de commodities e no desenvolvimento de soluções tecnológicas de ponta, a ACX é um player fundamental na transição para o Net Zero.
Em parceria com a BlockC, a ACX Holding lançou em 2023 a ACX Brasil, com sede no Rio de Janeiro.
A ACX Brasil que traz ao Brasil a eficiência e tecnologia de negociação de commodities ambientais estabeleceu um acordo de parceria com a B3, uma das maiores bolsas do mundo.
Esta parceria cria uma plataforma para negociação de créditos de carbono, títulos emitidos para neutralização de gases de efeito estufa e potencialmente outros ativos ambientais
O objetivo é que a plataforma sirva como ambiente para que os emissores de créditos de carbono realizem as negociações com as empresas que desejam diminuir sua pegada ambiental e se adaptar a práticas ASG.
A parceria entre B3 e a plataforma de negociação de crédito de carbono global ACX possibilitará aos clientes o acesso a um livro global centralizado de ordens e conectada aos principais standards do mundo.
“O Brasil tem potencial para ser um dos maiores fornecedores de créditos de carbono no mundo e a B3 está comprometida em impulsionar esse mercado no país, fornecendo um ambiente seguro, com transparência de preços e integrado para negociação de créditos que contribua para acelerar a transição para um futuro mais sustentável”, destaca Leonardo Paulino Betanho, superintendente de Produtos Balcão da B3.
“Além disso, o negócio está alinhado à estratégia da B3 de desenvolvimento de novos produtos ASG e no avanço da agenda que promova o desenvolvimento econômico sustentável”, reforça Betanho.
“Estamos animados com essa parceria com a B3 no Brasil. O negócio conecta um dos maiores mercados de carbono do mundo à ampla rede da ACX. Com parceiros fortes e tecnologia de negociação líder no mercado, nosso objetivo é apoiar os esforços do Brasil para promover o desenvolvimento sustentável e expandir seu mercado de carbono”, afirma William Pazos, Co-Fundador e Co-CEO da ACX.
O acordo prevê investimentos por parte da B3 na ACX Brasil.
Com a entrada no mercado de créditos de carbono, a B3 busca aproximar compradores internacionais de créditos de carbono de importantes players brasileiros, além de adicionar uma camada de integridade na cadeia de negociação desse produto para adequada formação de preço.
A solução da B3 e da ACX possibilita o acesso de investidores internacionais aos ativos e ampliará as oportunidades para outros players atuarem nesse mercado.
EQAO ///
BlockC e EQAO são empresas irmãs que compartilham boa parte de seus investidores e acionistas. Suas operações sinérgicas produzem valor para seus clientes de modo prático e ágil.
EQAO é pioneira no mercado de crédito de carbono no mundo e responsáveis pela gestão de mais de 50% dos créditos de carbono de projetos de energia renovável no Brasil. Unindo tecnologia e sustentabilidade para auxiliar na jornada de descarbonização de empresas, já tem mais de uma centena de projetos brasileiros no MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo do Protocolo de Quioto), projetos localizados em outras partes do mundo e metodologias de cálculo de redução de emissões GEE.
Sua experiência internacional compreende a estruturação financeira de projetos lastreados em reduções certificadas de emissões de GEE em diversos países, como EUA, México, Honduras, El Salvador, Argentina, Marrocos, África do Sul, Índia, dentre outros. Há mais de vinte anos assessora seus clientes na comercialização de seus créditos de carbono com mais de 20 empresas nacionais, com valores negociados acima de USD 200 milhões.
ZCO2 ///
BlockC e ZCO2 compartilham tecnologia e conhecimento, e juntos desenvolvem soluções inovadoras para a gestão de carbono e ferramentas que sustentam a jornada para uma economia de baixo carbono. As duas parceiras, BlockC e ZCO2 atuam respectivamente nos mercados B2B e B2B/B2B2C.
A ZCO2 foi criada para cidadãos e empresas conscientes, e oferece soluções inovadoras que promovem o consumo responsável e o combate às mudanças climáticas. Através de um programa de fidelização, consumidores conscientes ganham pontos Z, lastreados em créditos de carbono emitidos e certificados de acordo com metodologia de cálculo aprovada pela ONU e verificados através de rigorosos processos de auditoria. Estes pontos podem ser utilizados para o consumo de produtos ou serviços sustentáveis das empresas parceiras do programa.
Além desta base de negócio, a ZCO2 desenvolve soluções customizadas para programas corporativos de incentivo à ações afirmativas de combate às mudanças climáticas, utilizando tecnologia de ponta em blockchain desenvolvida em conjunto com a BlockC.
Microsoft e Logicalis ///
A tecnologia desenvolvida pela BlockC nasceu nos laboratórios da Logicalis, empresa global de serviços de TI. Durante os primeiros anos de operação, a própria Logicalis era a desenvolvedora de componentes da plataforma de descarbonização da BlockC. Atualmente, mesmo com desenvolvimento próprio, BlockC e Logicalis mantém a parceria em tecnologia explorando soluções integradas para o mercado.
Além disso, a Logicalis foi um dos primeiros clientes de vários serviços da BlockC. Serviços que continua recebendo até hoje.
Também desde a origem da BlockC, a Microsoft apoia seu desenvolvimento compartilhando tecnologia e hoje, suportando toda a infraestrutura da Plataforma de Descarbonização em ambiente Azure. A parceria vai além da simples escolha tecnológica. BlockC é suportada pelo Founders Hub Program que apoia o desenvolvimento de startups de base tecnológica.
Em 2020, a Plataforma de Descarbonização da BlockC foi eleita parceira do ano na América Latina na categoria Sustainability Changemaker.