// 2000
Inauguration of Ecoinvest, a global pioneer in the development of projects for the carbon market.
// 2001
Inauguration of Ecopart Investimentos, a private equity vehicle focused on renewable energy. Ecopart Investimentos is a pioneer in the development of wind power projects in Brazil, and in 2010 started consolidating their generation assets in Ômega Energia, which has become one of the largest renewable energy companies in Brazil.
// 2005
In association with Bunge, we founded Ecoinvest Carbon, starting an international expansion resulting in a leading position for projects regulated by the Kyoto Protocol in Latin America.
// 2008
Ecoinvest Carbon is rebranded EQAO and is consolidated as the largest project development company for emission reductions in Brazil, responsible for over 50% of the renewable energy credits issued in the country, and over 100 projects throughout the world, of which 70 of those registered in Brazil are in the custody of the United Nations..
// 2013
Ecoinvest and EQAO participate in the structuring and development of renewable natural gas projects with Ecometano.
// 2014
Ecoinvest and EQAO participate in the restructuring of ERB – Renewable Energy of Brazil – and the company’s energy cogeneration projects.
// 2017
We created ZCO2, a mobile app to offset for emissions for individuals.
// 2019
BlockC ensues, completing the EQAO digital transformation process, uniting ZCO2's business to consumer operation with our business to business operation and consolidating the interests of our various associates from all the companies in the group.
Climate Bonds Initiative Verifier
BlockC is a pioneer in Brazil in issuing these certificates, which are used globally by governments, investors and financial institutions who are interested in making investments that contribute to overcoming climate changes, guaranteeing compliance with the Paris Climate Agreement. CBI was developed by a consortium of institutions including the German Agency for International Cooperation, the Inter-American Development Bank, the Rockefeller Foundation and the European Climate Foundation, as well as major international financial institutions.
São Paulo Environmental Agreement
BlockC is a supporter and active participant of the São Paulo Environmental Agreement, a joint initiative with the State of São Paulo government, which generates over 31% of the Brazilian GDP. The purpose is to encourage companies who operate in the State to accept voluntary commitments to reduce the emission of greenhouse gases. Given their prominent role in the initiative, BlockC presented the São Paulo Environmental Agreement at the Brazilian government’s official event during the United Nations Climate Conference in Madrid, COP 25 in 2019, and actively participate in task forces for the initiative.
Microsoft Latam Partner of the Year 2020
The BlockC Decarbonization Platform, developed in association with the global information technology company Logicalis, was elected by Microsoft as their Partner of the Year in Latin America, for the category Sustainability Changemaker.
ACX Holding, ACX Brasil e B3 ///
ACX (AirCarbon Exchange) é a principal bolsa digital global que impulsiona o futuro dos mercados ambientais, trazendo a infraestrutura tradicional de negociação de commodities para o mercado de carbono. Combinando a expertise da equipe em negociação de commodities e no desenvolvimento de soluções tecnológicas de ponta, a ACX é um player fundamental na transição para o Net Zero.
Em parceria com a BlockC, a ACX Holding lançou em 2023 a ACX Brasil, com sede no Rio de Janeiro.
A ACX Brasil que traz ao Brasil a eficiência e tecnologia de negociação de commodities ambientais estabeleceu um acordo de parceria com a B3, uma das maiores bolsas do mundo.
Esta parceria cria uma plataforma para negociação de créditos de carbono, títulos emitidos para neutralização de gases de efeito estufa e potencialmente outros ativos ambientais
O objetivo é que a plataforma sirva como ambiente para que os emissores de créditos de carbono realizem as negociações com as empresas que desejam diminuir sua pegada ambiental e se adaptar a práticas ASG.
A parceria entre B3 e a plataforma de negociação de crédito de carbono global ACX possibilitará aos clientes o acesso a um livro global centralizado de ordens e conectada aos principais standards do mundo.
“O Brasil tem potencial para ser um dos maiores fornecedores de créditos de carbono no mundo e a B3 está comprometida em impulsionar esse mercado no país, fornecendo um ambiente seguro, com transparência de preços e integrado para negociação de créditos que contribua para acelerar a transição para um futuro mais sustentável”, destaca Leonardo Paulino Betanho, superintendente de Produtos Balcão da B3.
“Além disso, o negócio está alinhado à estratégia da B3 de desenvolvimento de novos produtos ASG e no avanço da agenda que promova o desenvolvimento econômico sustentável”, reforça Betanho.
“Estamos animados com essa parceria com a B3 no Brasil. O negócio conecta um dos maiores mercados de carbono do mundo à ampla rede da ACX. Com parceiros fortes e tecnologia de negociação líder no mercado, nosso objetivo é apoiar os esforços do Brasil para promover o desenvolvimento sustentável e expandir seu mercado de carbono”, afirma William Pazos, Co-Fundador and Co-CEO da ACX.
O acordo prevê investimentos por parte da B3 na ACX Brasil.
Com a entrada no mercado de créditos de carbono, a B3 busca aproximar compradores internacionais de créditos de carbono de importantes players brasileiros, além de adicionar uma camada de integridade na cadeia de negociação desse produto para adequada formação de preço.
A solução da B3 e da ACX possibilita o acesso de investidores internacionais aos ativos e ampliará as oportunidades para outros players atuarem nesse mercado.
EQAO ///
BlockC e EQAO são empresas irmãs que compartilham boa parte de seus investidores e acionistas. Suas operações sinérgicas produzem valor para seus clientes de modo prático e ágil.
EQAO é pioneira no mercado de crédito de carbono no mundo e responsáveis pela gestão de mais de 50% dos créditos de carbono de projetos de energia renovável no Brasil. Unindo tecnologia e sustentabilidade para auxiliar na jornada de descarbonização de empresas, já tem mais de uma centena de projetos brasileiros no MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo do Protocolo de Quioto), projetos localizados em outras partes do mundo e metodologias de cálculo de redução de emissões GEE.
Sua experiência internacional compreende a estruturação financeira de projetos lastreados em reduções certificadas de emissões de GEE em diversos países, como EUA, México, Honduras, El Salvador, Argentina, Marrocos, África do Sul, Índia, dentre outros. Há mais de vinte anos assessora seus clientes na comercialização de seus créditos de carbono com mais de 20 empresas nacionais, com valores negociados acima de USD 200 milhões.
ZCO2 ///
BlockC e ZCO2 compartilham tecnologia e conhecimento, e juntos desenvolvem soluções inovadoras para a gestão de carbono e ferramentas que sustentam a jornada para uma economia de baixo carbono. As duas parceiras, BlockC e ZCO2 atuam respectivamente nos mercados B2B e B2B/B2B2C.
A ZCO2 foi criada para cidadãos e empresas conscientes, e oferece soluções inovadoras que promovem o consumo responsável e o combate às mudanças climáticas. Através de um programa de fidelização, consumidores conscientes ganham pontos Z, lastreados em créditos de carbono emitidos e certificados de acordo com metodologia de cálculo aprovada pela ONU e verificados através de rigorosos processos de auditoria. Estes pontos podem ser utilizados para o consumo de produtos ou serviços sustentáveis das empresas parceiras do programa.
Além desta base de negócio, a ZCO2 desenvolve soluções customizadas para programas corporativos de incentivo à ações afirmativas de combate às mudanças climáticas, utilizando tecnologia de ponta em blockchain desenvolvida em conjunto com a BlockC.
Microsoft e Logicalis ///
A tecnologia desenvolvida pela BlockC nasceu nos laboratórios da Logicalis, empresa global de serviços de TI. Durante os primeiros anos de operação, a própria Logicalis era a desenvolvedora de componentes da plataforma de descarbonização da BlockC. Atualmente, mesmo com desenvolvimento próprio, BlockC e Logicalis mantém a parceria em tecnologia explorando soluções integradas para o mercado.
Além disso, a Logicalis foi um dos primeiros clientes de vários serviços da BlockC. Serviços que continua recebendo até hoje.
Também desde a origem da BlockC, a Microsoft apoia seu desenvolvimento compartilhando tecnologia e hoje, suportando toda a infraestrutura da Plataforma de Descarbonização em ambiente Azure. A parceria vai além da simples escolha tecnológica. BlockC é suportada pelo Founders Hub Program que apoia o desenvolvimento de startups de base tecnológica.
Em 2020, a Plataforma de Descarbonização da BlockC foi eleita parceira do ano na América Latina na categoria Sustainability Changemaker.